Gestão

Aumentar a produtividade na empresa, um desafio para todo empreendedor

No atual cenário econômico onde a competitividade entre as empresas aumenta a cada dia, precisamos entregar cada vez mais por menos se quisermos nos diferenciar no mercado.

Cada vez mais as empresas buscam formas de oferecer um produto ou serviço com mais agilidade e qualidade por um custo menor, e para isto, seria necessário aumentar a produtividade das equipes sem aumentar os custos da empresa. Entretanto, em uma pequena ou média empresa, onde normalmente os gestores estão envolvidos diretamente em todas as áreas do negócio, durante o tempo todo estamos envolvidos em projetos, tarefas, reuniões e viagens, precisando gerenciar um grande volume de documentos e e-mails que não param de chegar.

Dentre este mar de informações que gerenciamos no dia a dia, muitas vezes fica difícil saber se estamos priorizando as coisas certas e não deixando tarefas importantes para depois. E pior, se muitas vezes é difícil saber se estamos sendo eficazes na definição das nossas prioridades, como saberemos se a nossa equipe está priorizando as coisas certas? Será que nossos clientes estão sendo bem atendidos? Será que nosso time está trabalhando naquilo que realmente é importante?

Atualmente existem vários tipos de soluções no mercado que buscam ajudar os gestores e solucionar parte desses problemas, e que tentam aumentar a produtividade da empresa. Algumas delas são focadas por área de atuação, por exemplo, as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) ajudam as empresas a organizar suas vendas até o momento do fechamento do negócio. Existem ferramentas de Workflow que ajudam as empresas a estruturar os processos internos, porém, nem sempre são dinâmicas e as vezes “engessam” o processo, o que é inviável em uma empresa que precisa de soluções ágeis. Por fim, também existem no mercado diversas soluções de Gestão de Equipes e Redes Sociais Privadas, estas soluções costumam ser interessantes para organizar a comunicação interna da empresa e gerenciar as tarefas e projetos das equipes.

Porém, um ponto importante a destacar é que no cenário atual da grande maioria das empresas, toda a comunicação de seus colaboradores com clientes, assim como a comunicação interna continua sendo feita por e-mail, e muitas pessoas utilizam seu próprio cliente de e-mail para fazer sua gestão de tarefas e compromissos. Nenhuma das soluções citadas acima tem uma integração direta com o e-mail do colaborador. Desta forma, a empresa se obriga a continuar utilizando várias ferramentas para organizar comunicação, atendimento a clientes e gerenciar suas equipes, aumentando o trabalho dos usuários e deixando a equipe desmotivada, sendo que muitas vezes acabam abandonando todas as demais soluções e voltando a utilizar somente o e-mail tradicional. E com isso, a estratégia do gestor de aumentar a produtividade do negócio acaba desmoronando.

A grande questão é que hoje vemos um cenário onde todas as áreas da empresa estão integradas, e precisam de soluções dinâmicas, que agilizem e não “engessem” o processo, e ao mesmo tempo passe uma visão aos gestores do que está realmente acontecendo no seu negócio. Por isso, é necessário que se busque soluções inovadoras, que se adequam facilmente a todas as necessidades da empresa, facilitando a interação entre as áreas, melhorando a comunicação da empresa com seus clientes e finamente aumentando a produtividade de suas equipes.

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