Gestão

Cinco erros comuns na aplicação do planejamento estratégico

Início de ano é uma época comum para as empresas revisarem o planejamento estratégico e tirarem suas conclusões sobre o ano que passou.

Nestas revisões, é comum perceber que muitas coisas boas que deveriam ter sido feitas não aconteceram simplesmente por falta de acompanhamento, e acabaram indo para o esquecimento.

Para que isto não aconteça novamente este ano, segue uma relação dos principais erros cometidos por gestores na hora de colocar o planejamento estratégico em prática:

1 Falta de divulgação

Saber dos objetivos da empresa, quais suas metas de crescimento e onde ela quer chegar motiva seus colabores a quererem crescer com o negócio. Um planejamento estratégico com uma visão clara de crescimento e ações bem definidas, faz com que a equipe se sinta confortável e que possa criar uma harmonia entre seus planos pessoais e profissionais.

Uma visão clara de crescimento também passa mais credibilidade para clientes e acionistas, mostrando seriedade na gestão e aumenta o comprometimento dos líderes em alcançar seus objetivos.

2 Falta de acompanhamento das ações

Normalmente a elaboração de um planejamento estratégico resulta em um plano de ação recheado de atividades para diversos membros da equipe.

O problema é que muitas vezes estas ações não são realizadas e ficam no esquecimento, sem um acompanhamento periódico e uma cobrança para que tudo ocorra como planejado.

Acompanhar as atividades da equipe no dia a dia é fundamental para que os líderes garantam a aplicação por completa do planejamento estratégico.

3 Não ter definido metas claras e objetivas

Um dos erros mais comuns na elaboração de um planejamento estratégico está na definição da visão do negócio e das metas a serem alcançadas.

Visões como “Aumentar nossa participação no mercado” ou “Ser uma empresa referência em nossa área de atuação” não são objetivos claros.

Para que uma visão seja clara, ela precisa ter uma dimensão perceptível e com um prazo para acontecer, desta forma é possível medir se a dimensão definida foi alcançada no prazo estipulado.

A visão é o objetivo maior da empresa, onde ela pretende chegar em um determinado período de tempo. Para se alcançar a visão, sugere-se dividi-la em objetivos menores, com metas claras a serem alcançadas e indicadores que possam ser medidos periodicamente.

 4 Não medir e acompanhar os indicadores com frequência

Acompanhar os indicadores com frequência pode ser uma das atividades que mais facilitem a aplicação do planejamento estratégico. Como mencionado anteriormente, todos os objetivos definidos devem ter metas que serão medidas por indicadores. Por exemplo: Uma empresa definiu que deve melhorar a qualidade de seu atendimento de telemarketing, este é o OBJETIVO. Para medir se realmente está alcançando este objetivo, a empresa criou uma pesquisa de satisfação com seus clientes pedindo uma nota de avaliação do atendimento que vai de 0 a 5, o INDICADOR será a média de avaliação da pesquisa medido mensalmente, a META para esta indicador é obter uma média de avaliação de 3,8.

O acompanhamento frequente destes indicadores possibilita a empresa a tomar ações imediatas caso encontre algum problema no caminho. A frequência da medição dos indicadores pode variar de acordo com os objetivos e o tipo de indicador, mas sugere-se que os resultados sejam sempre divulgados para a equipe.

Também é válido uma bonificação para o time quando suas metas são alcançadas, isto valoriza o trabalho realizado e motiva ainda mais os colabores.

 5 Não envolver a equipe na elaboração do planejamento

Apesar de algumas exceções, toda organização hoje depende de pessoas para alcançar seus objetivos, são elas o diferencial de qualquer negócio. Não envolver a equipe, em especial os líderes na elaboração do planejamento estratégico do negócio pode soar para estas pessoas como uma ditadura onde elas devem simplesmente cumprir ordens.

Faça sessões de Brainstorming e escute sua equipe. Defina as metas e ações em conjunto, isto cria um comprometimento maior com todos em alcançar seus objetivos e realizar as atividades definidas.

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