Gestão Liderança

Como liderar equipes com diferentes gerações

Liderar times com pessoas semelhantes já é difícil, agora imagine o desafio de gerenciar uma equipe com diferentes gerações. Mas isso é uma realidade cada vez mais comum em diversas empresas e muitos gestores ainda não aprenderam a lidar com ela.

Muitas empresas já contam com 3 ou até 4 gerações distintas no mesmo ambiente de trabalho. São as gerações da famosa sopa de letrinhas, X, Y, Z e baby boomers.

Apesar das dificuldades naturais do conflito de ideias e ritmos de trabalho, poder contar com uma equipe de diferentes gerações pode ser considerado um privilégio, desde que o líder saiba como conduzir os trabalhos e fazer o time trabalhar em conjunto.

Quer algumas dicas para isto acontecer? Veja o que nós sugerimos.

Respeite e promova um ambiente de respeito

O primeiro grande desafio de liderar uma equipe com esta característica é garantir um ambiente de respeito. Diferentes gerações tendem a ter menos paciência ao lidar com pessoas que pensam ou agem diferente. A diferença no ritmo de trabalho também costuma ser um motivo de desavenças, servindo de estopim para qualquer conflito.

Promova um ambiente de respeito. Faça as pessoas entenderem as diferenças entre as gerações. No início pode ser necessário algumas intervenções, mas não tolere falta de educação, e de espaço para que todos possam contribuir com suas ideias e opinar sobre as ideias dos demais.

Capacidade de administrar conflitos será uma habilidade fundamental. Caso você não tenha, comece a desenvolver o quanto antes.

Crie um ambiente colaborativo

Estudos como o realizado pela revista Forbes comprovam que a diversidade nas empresas traz inovação. Esta diversidade está relacionada a gêneros, raças, orientação sexual e também a gerações.

Esta pesquisa avaliou 321 grandes empresas ao redor do mundo. Como resultado, 85% concordaram ou concordaram fortemente que a diversidade é crucial para promover a inovação em seu ambiente de trabalho. (Confira o estudo em inglês neste link)

Isto significa que se você quer uma empresa inovadora, diversifique suas equipes. Se pararmos para analisar chega até a ser óbvio né? Pessoas iguais pensam igual, então quanto mais diversidade, mais ideias diferentes e mais inovação.

Porém, garanta que todas estas gerações tenham a oportunidade de opinar. Crie um ambiente colaborativo para que todos tenham sua vez de tentar, e lembre-se: permitir o erro é fundamental para que as pessoas continuem inovando sem medo.

Ofereça recursos adequados para cada geração

Todas as gerações da sua equipe devem ter condições iguais de trabalho. Porém, isso não significa que elas terão a mesma intimidade e facilidade em lidar com as mesmas ferramentas.

Para extrair o máximo de cada colaborador, permita que eles tenham condições de usar recursos adequados que lhe permitam ter mais produtividade. Tome cuidado para que isto não atrase o desenvolvimento do seu negócio, mas evolua respeitando o tempo de cada colaborador.

Promova a integração

Integrar os colaboradores de uma equipe de diferentes gerações parece algo difícil, mas é fundamental. Sempre que possível, promova eventos fora do ambiente de trabalho para que eles tenham a oportunidade de conversar e criar mais intimidade.

Estes eventos ajudam a aproximar a equipe, facilitar o respeito e garantir um ambiente mais colaborativo.

Invista na comunicação

Ao lidar com diferentes gerações em uma equipe, toda a comunicação empresarial deve ser repensada.

Este tema requer muito cuidado para que a empresa possa cativar todas as gerações a se sentirem motivadas e engajadas com os objetivos do negócio.

Esta mesma comunicação tem uma parcela importante na contribuição da equipe com a sua própria evolução. Ao se sentirem como uma parte integrante das decisões e do crescimento empresa, o respeito e a colaboração com os demais colegas acontece naturalmente, mesmo quando falamos de diferentes gerações.

#fikdik

Vamos resumir este post em apenas 4 dicas:

  • De chance para todos;
  • Trate todos iguais;
  • Valorize e reconheça a contribuição da equipe;
  • Livre-se (rápido) de qualquer preconceito;

Bons líderes precisam saber reconhecer talentos e alocá-los onde puderem contribuir mais para as empresas. Boas empresas, precisam saber reconhecer bons líderes, para que possam identificar estes talentos. Bons talentos, vão contribuir mais para o crescimento do negócio, produzir mais e tornar a empresa mais inovadora.

Quer desenvolver mais suas habilidades de liderança? Não deixe de ler o artigo Líder de sucesso, como se tornar um em 8 lições.

E você já passou ou está passando pelo desafio de liderar equipes com diferentes gerações? Compartilhe sua experiência!

Gostou!? Compartilhe com seus amigos....Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn