líder de sucesso
Gestão Liderança

Líder de sucesso, como se tornar um em 8 lições

Ser um excelente profissional em suas competências técnicas não é garantia de ser um líder de sucesso. Quando falamos em liderança, estamos falando de habilidades humanas e comportamentais que são fundamentais para o sucesso ou fracasso de qualquer equipe.

O fato é que aquele modelo chefe-empregado do início da era industrial já não funciona mais na era da informação. Hoje, um líder de sucesso precisa de habilidades que motivem pela confiança e não pela força. Por isso, listamos 8 lições que irão lhe ajudar a desenvolver uma equipe mais engajada, mais motivada e mais produtiva. Boa leitura!

1 Estabeleça metas e tenha foco

Seja você o proprietário de uma empresa, um diretor, gerente ou coordenador, todo líder de sucesso deve ser movido por metas, e ser capaz de transmitir essa mesma motivação para sua equipe.

Crie metas a longo, médio e curto prazo, divulgue e mantenha elas visíveis para que possam ser sempre lembradas.

Lembre-se que todas as suas ações precisam estar alinhadas com seus objetivos. Ao começar o dia, reveja seus objetivos e estabeleça pequenas metas que devem ser concluídas em no máximo 3 dias. Isso irá lhe ajudar a manter o foco e evitar que os problemas do dia a dia desviem suas atenções do que é mais importante.

2 Planeje e seja mais produtivo

Toda empresa ou equipe de trabalho precisa de um bom plano para realizar suas tarefas para que atinjam suas metas dentro do prazo, atendendo aos padrões de qualidade esperados e controlando o orçamento.

É responsabilidade do líder planejar, comunicar e cobrar a execução das atividades dentro do previsto, garantindo que todos os requisitos sejam atendidos.

O planejamento das atividades não precisa ser algo complexo. Porém, ele precisa estar alinhado ao planejamento estratégico da empresa, caso ele exista, para que todos trabalhem em prol do mesmo objetivo. Sendo assim, o líder pode utilizar técnicas simples que facilitem o entendimento e o acompanhamento das tarefas.

Hoje, existem diversas ferramentas, online ou não, que podem ser utilizadas para o planejamento e acompanhamento das atividades em uma empresa. A metodologia SCRUM por exemplo, é excelente para o acompanhamento diário das tarefas de uma equipe, muito utilizada em empresas de software. Outras ferramentas como Trello, Asana e Workspace permitem a criação de espaços de trabalho online, facilitando a gestão mesmo de equipes que estejam trabalhando a distância.

Para a organização das atividades, também sugerimos a criação de fluxos de trabalho, que ajudarão os líderes e suas equipes a encontrarem formas mais produtivas de desenvolverem seus projetos, otimizando o tempo e facilitando a entrada de novos colaboradores em um time.

3 Comunicação em primeiro lugar

A comunicação é um dos pilares mais importantes da liderança, e onde muitos líderes falham na gestão de suas equipes.

Um líder de sucesso é capaz de transmitir claramente o que espera de cada colaborador, aceitando críticas, sugestões e tomando as decisões em conjunto.

Quando se fala em comunicação, líderes de sucesso costumam realizar 3 atividades recorrentes:

3.1 Realizam reuniões constantes: em algumas equipes ou projetos podem ser necessárias rápidas reuniões diárias para o acompanhamento das metas e das tarefas. Em outros casos, a frequência pode ser semanal.

Evite demorar muito tempo para fazer reuniões. Se for mais viável, você pode fazer reuniões mais rápidas todos os dias ou semanas, e reuniões com uma pauta mais completa uma vez por mês.

É importante destacar que as reuniões precisam ser produtivas e serem um espaço aberto para uma conversa franca entre a equipe, dando liberdade para que todos possam dar sugestões de melhorias e feedbacks.

3.2 Fornecem Feedbacks: falando em feedback, este é um ponto fundamental da liderança. Um líder de sucesso precisa ser capaz de transformar feedbacks negativos em construtivos, de modo que ao invés de desmotivar um colaborador, seja capaz de fazê-lo enxergar seus defeitos e querer melhorar cada vez mais.

Também é fundamental tomar cuidado com o momento de se fazer uma crítica, um líder de sucesso deve sempre criticar individualmente e elogiar em público, evitando assim qualquer constrangimento e valorizando um colaborador quando merece destaque.

3.3 Recebem e aceitam feedbacks: um líder de sucesso também precisa estar sempre aberto a receber feedbacks e aceitar mesmo que sejam negativos, sem levar para o lado pessoal.

É natural do ser humano resistir as críticas, porém, feedbacks são sempre oportunidades de revermos alguns conceitos e buscar melhorias em nosso comportamento.

4 Tenha iniciativa, mas não se esqueça da “acabativa”

É comum vermos nas empresas líderes com excelentes intensões e ótimas ideias. Muitos se empolgam e iniciam vários projetos ao mesmo tempo, mas no fim das contas a maior parte deles (ou nenhum) não chega ao fim.

Este tipo de atitude prejudica a imagem do líder por não ter “acabativa” em seus projetos, e quando apresenta uma nova ideia é impossível não surgir o comentário “Lá vem ele de novo com mais uma ideia que não vai dar em nada”.

Novamente, um líder de sucesso precisa ter foco. Quando tiver uma ideia que possa ajudar sua empresa a crescer, valide ela antes com a alta liderança. Caso você mesmo seja o responsável, certifique-se de que terá tempo e recursos para levar seu projeto até o fim. Inclua essa nova ideia em seu planejamento de tarefas e defina um prazo para terminar.

Dessa forma, sua chance de sucesso será muito maior e sua imagem será muito mais respeitada, sendo reconhecido como um líder capaz de atingir seus objetivos.

5 Todo líder de sucesso precisa ser um bom negociador

Todo líder de sucesso precisa ser um ótimo negociador, e para uma negociação ter sucesso, todos os lados precisam sair satisfeitos. Isto significa que o conceito de liderança pela força já não funciona mais. Por mais que um colaborador atenda às suas exigências quando são simplesmente impostas, ele pode realizar um trabalho insatisfeito. Colaboradores insatisfeitos rendem menos, tendem a entregar com menos qualidade e ainda terão mais chances de saírem da empresa, causando transtornos e prejuízos.

Ao aprender a negociar, o líder estará buscando maneiras que possam agradar a todos os lados. Os colaboradores se sentirão mais valorizados, pois estarão vendo que as condições não são impostas, e que eles têm liberdade de escolha.

6 Identifique e valorize os talentos da sua equipe

Muitos dizem que colaboradores não deixam as empresas, mas sim seus líderes. Um líder de sucesso precisa ser capaz de identificar e reter os principais talentos de suas equipes, afinal, são eles os maiores responsáveis pelo resultado final do que se esteja buscando.

Profissionais de talento precisam se sentir valorizados e motivados a continuarem tendo um bom desempenho. Por isso, precisam enxergar claramente um caminho de crescimento dentro da organização.

Se você for um gerente ou coordenador, identifique possíveis sucessores e deixe-os preparados para gerenciar seu posto. Afinal, quando você assumir um cargo ainda maior, terá mais um excelente líder dentro da organização.

7 Promova a cultura da empresa

Toda empresa de sucesso possui suas particularidades, que acabam se transformando em uma cultura única e seguida por todos os colaboradores.

Muitas vezes, a cultura da empresa acaba se tornando sua própria identidade. Seja ela na forma de lidar com as pessoas, de se comunicar, ou de fazer pequenos gestos, como comemorar as principais conquistas com um brinde nos finais de tarde.

Disseminar a cultura empresarial e criar um clima de harmonia é uma grande responsabilidade de um líder de sucesso, que ao conseguir transformar a cultura em algo natural, fará com que todos se sintam parte do sucesso da organização, ajudando assim a criar um time mais engajado e motivado em buscar seus objetivos.

8 Controle sua inteligência emocional

Muitas vezes, só conhecemos as pessoas de forma verdadeira em momentos de estresse, quando elas acabam falando mais do que devem e tomam atitudes impensadas.

Situações críticas são comuns nas empresas, mas é fundamental para um líder de sucesso manter a serenidade mesmo em situações extremas, demonstrando pulso firme e tomando as atitudes de forma racional.

Ao manter esta postura, o líder estará demonstrando total domínio sobre a situação e será capaz de manter a equipe tranquila e unida, sem gerar alardes desnecessários.

Um líder de sucesso também é capaz de assumir toda e qualquer responsabilidade sobre um resultado negativo para si, sem nunca “terceirizar” esta responsabilidade a outras pessoas.

De outra forma, quando sua equipe atinge bons resultados, ele precisa valorizar o trabalho de todos e reconhecer o empenho e dedicação, tanto dos integrante do time quanto de si mesmo.

Assim como em toda profissão, alguns profissionais se destacam e são considerados “líderes natos” por já desenvolverem parte dessas habilidades naturalmente. Outros, precisam aprimorar seu modelo mental para conquistarem a confiança da equipe e formar um time mais engajado, motivado e produtivo.

Rever e seguir essas 8 lições é uma forma de manter-se atento sobre seu próprio comportamento como líder, elas são pilares fundamentais da liderança e devem ser sempre seguidas.

Quer aprimorar ainda mais sua gestão?

Pensar, considerar e refletir é o que diferencia os gestores de sucesso. Por isso, recomendamos outras análises fundamentais sobre seu negócio, todas elas possuem um modelo gratuito para você aplicar diretamente na sua empresa.

Matriz SWOT: Conceito e um Estudo de Caso

Estudo de Caso Matriz BCG: entenda melhor o ciclo de vida dos seus produtos

Cinco forças de Porter: Uma análise para definir o futuro do negócio

Gestão de processos para PMEs em 4 passos

Não deixe também de baixar nosso e-book gratuito.

E você, tem mais alguma dica sobre como se tornar um líder de sucesso? Comente o que achou deste artigo.

Gostou!? Compartilhe com seus amigos....Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn