missao, visao e valores
Gestão

Missão, Visão e Valores: porque são tão importantes

Você pôde acompanhar em nosso post “Planejamento Estratégico: Como tirar do papel e aplicá-lo no dia a dia”, a importância de três fatores fundamentais para a elaboração deste material tão importante para o crescimento do negócio. São eles a Missão, a Visão e os Valores da empresa.

Estas definições são importantes pois servem como direcionadores para todas as decisões a serem tomadas pelos gestores. Elas servirão como base para definição de comportamentos, e devem deixar muito claro qual o caminho a ser seguido, e onde a empresa pretende chegar.

Neste artigo, vamos lhe ajudar a entender melhor a importância de cada uma destas definições, e lhe mostrar alguns exemplo que podem servir como base para serem utilizados nas suas próprias definições.

Missão

Podemos definir a missão como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores. A missão deve ser a carteira de identidade da organização, deve esclarecer qual o seu negócio, ser concisa e objetiva.

E por que é tão importante esta definição? Segundo Philip Kotler, “Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa – mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la“. Ou seja, a definição da missão é um grande exercício de aprendizado e autoavaliação.

A missão deve responder a pergunta mais básica que uma empresa pode se propor: para que existimos? Embora se trate de uma questão distante do dia a dia, é ela que dá sentido as ações diárias.

A cada definição estratégica para o negócio e a cada tomada de decisão, os gestores devem avaliar se suas decisões estão alinhadas com a missão da empresa. Afinal, uma virtude muito comum em bons gestores é saber dizer não para falsas oportunidades. E muitas vezes são consideradas falsas por não estarem alinhadas com a missão da organização.

Veremos agora alguns exemplos de missão de grandes empresas do Brasil e do mundo:

GOOGLE

É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.

MCDONALD’S

Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.

AVON

Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo.

NESTLÉ

Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.

FIAT

Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

Visão

Ter uma visão de futuro é simplesmente querer chegar a algum lugar. Todo gestor de alguma forma tem uma visão de futuro para sua empresa, mas nem sempre a formalizam, ou definem uma estratégia para alcançar seus objetivos.

A visão de uma organização procura responder onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro. Sua visão deverá ser e conter o sonho de todos. Preferencialmente deve ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um sonho também desejável por eles. Esse sonho deverá ser inspirador, realizável, objetivo, ter uma dimensão perceptível e com um prazo para acontecer.

E por que é tão importante a definição da visão? Simples, porque ela será responsável por toda a elaboração do planejamento estratégico. A definição das ações, objetivos secundários e estratégias de negócios estarão sempre alinhadas com a visão, procurando maneiras de atingir este grande objetivo.

Vejamos agora alguns exemplos de visão de grandes empresas:

Duratex

“Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento”.

Arcor

“Ser a empresa nº 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional”.

Seara

“Ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por processar e comercializar produtos de alta qualidade, em todos os seus segmentos e marcas comerciais, e continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil e no Exterior, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios”.

Mercedes Benz

“Nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços. Buscamos atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes e criar valor para nossos acionistas e demais públicos com os quais nos relacionamos”.

Valores

Os valores são os princípios que regem as ações e comportamentos de todos os indivíduos que fazem parte de uma empresa, como sócios, acionistas e colaboradores.

Para entendermos melhor o que são os valores, precisamos distinguir valores e crenças. Uma crença é algo em que eu acredito como sendo certo, justo ou bom. Um valor, por sua vez, é uma crença segundo a qual eu ajo, ou seja, ela está muito mais ligada ao comportamento do que somente a crença.

Os valores devem ser seguidos por todos dentro da organização. Então, para que tenham maiores efeitos, suas definições devem ser criadas em conjunto com os colaboradores. Por padrão, a empresa deve definir entre 5 e 6 valores, e após definidos, devem ser seguidos e cobrados como mandamentos.

É importante que todos sigam a risca os valores da empresa, tornando-os sua própria identidade, e fazendo com que a organização seja reconhecida pelos seus valores e seus comportamentos.

Para serem seguidos, os valores precisam atender os seguintes critérios:

– serem claros e objetivos, permitindo a compreensão de todos;

– serem públicos para toda a organização, clientes e sociedade;

– serem obrigatórios, todos os sócios e colaboradores devem seguir à risca;

Veja alguns exemplos de valores

Satisfação do cliente

Ele é a razão da existência de qualquer negócio.

Valorização e respeito às pessoas

São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.

Atuar como parte integrante da empresa

Juntos nossa marca fica muito mais forte.

Responsabilidade social

É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa.

Respeito ao Meio Ambiente

É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.

Revise com frequência

Criar a Missão, a Visão e os Valores da empresa define o propósito e a identidade da organização. Estes fundamentos devem ser sempre lembrados por seus gestores e colaboradores. Se possível, faça avaliações frequentes para saber se a empresa está seguindo estas definições.

Isto não significa que estas definições são estáticas. Assim como o mercado está em constante evolução, as empresas devem revisar seu planeamento com frequência, e esta revisão também pode gerar uma redefinição da visão, missão ou valores.

Agora que você definiu estes pontos fundamentais, está pronto para revisar seu planejamento estratégico. Una estas informações com conceitos de liderança e faça sua empresa crescer ainda mais.

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Pensar, considerar e refletir é o que diferencia os gestores de sucesso. Por isso, recomendamos outras análises fundamentais sobre seu negócio, todas elas possuem um modelo gratuito para você aplicar diretamente na sua empresa.

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  • Daniele Fries

    muito legal, bom conteúdo.